Conecte-se, aprenda e crie

Participação gratuita!

Se você ama artes digitais, não rola perder essa!


Seja iniciante, sem experiência nenhuma ou profissional, a Semana Méliès é pra você.


Aproveite esta oportunidade única para se conectar com profissionais e estudantes, aprender com especialistas da indústria e conhecer novos caminhos nas artes digitais.


Tudo isso no ambiente da faculdade nº 1 do assunto.


Te apresentamos a programação recheada de conteúdos exclusivos e convidados pra lá de especiais!


Já sabe o que quer? Inscreva-se no final da página

02/09
03/09
04/09
05/09
06/09
Contest
Formulário de inscrição

8h às 10h | Workshop | Presencial e Online

Primeiros passos da pintura em gouache

com Carlos Avelino

Aprenda como utilizar o material de pintura com a técnica de gouache a as possibilidades que a técnica proporciona.

Quem é o convidado?

Carlos Avelino é um monstro das artes plásticas multimídia e professor pós-graduado, que teve até passagens por produções da Disney.


Ele atua desde cinema de animação até as artes plásticas e ilustração e foi convidado de honra em eventos de aquarela no Brasil, Portugal, Peru e França!

Requisitos:

• Tintas gouache: azul, amarelo, vermelho, preto e branco


• Pincel chato pelo sintético: número 4, 6


• Pincel redondo do tipo Leramik, pelo sintético número 2 ou 4


• Godê para mistura das cores


• Pote para colocar água


• Pano para limpar os pincéis


• Papel aniversary


Link sugerido pelo artista Carlos Avelino

11h às 12h | Palestra | Online

Concept Art: luzes, cores e ação!

com Cecilia Souza Santos

Aula sobre arte conceitual para jogos, ressaltando o que é mais importante na elaboração e execução.

Quem é a convidada?

Cecilia Santos é mulher trans, albina e autista que trabalha a muitos anos com arte para games com foco em pixelart e concept art. Atualmente é Game Artist na Male Doll, Diretora de Arte e Artista na Sunblack game studio e Itsy Bitsy game studio. Perdida entre lacinhos fofos e robôs gigantes.

13h às 14h | Palestra | Presencial e Online

Como produzir um jogo e fazer Quality Assurance (sem surtar)

com Paula Conrado

Um papo sobre produção e Quality Assurance. Como fazer um bom QA considerando o projeto final e como se comunicar com sua equipe sem matar os coleguinhas.

Quem é a convidada?

Paula Conrado é Lead QA do Changer Seven da Gixer e game producer do We Need More Modules. Trabalhou como FQA com jogos Triple A e indie, além de formação em psicologia direcionada a psicanálise.

18h às 20h | Painel | Online

Produtores Executivos Criativos: especialistas de animação e jogos

com Beatriz Zeraik,Thaís Moraes, Guilherme Aranega (Guira) e Leticia Dalben

Quem são os convidados?

Thaís Costacurta Moraes é produtora executiva criativa com formação em cinema pela FAAP , pós-graduação em Produção Executiva Criativa pela Universidade Melies e especialização em Gestão de Negócios pela USP. Em 2021, assumiu a produção executiva do documentário "OTRA-VIDA: Cultura Levada a Sério" , aprovado no PROAC, e atuou como controller nos documentários "Revolução Silenciosa"(2022) e "Joana Facão"(2023). Atualmente, Thaís trabalha na Kauzare Filmes e é produtora executiva criativa do game "Cruzcredo!". 

 

Guilherme Aranega (Guira) é Ilustrador e designer com 18 anos de experiência, sendo os últimos 10 anos atuando como diretor criativo executivo à frente do Estúdio Rufus. Em 2014, co-fundou o Estúdio Rufus, onde vem desenvolvendo skills em direção criativa, gerenciamento de projetos e equipes de produção, além da execução de diversos projetos comerciais nas áreas de ilustração, design gráfico e animação.  

 

Leticia Padula Dalben formou-se em Cinema e Animação pela FAAP e é especialista em Produção Executiva Criativa pela Faculdade Méliès. Ao longo de sua carreira, atuou em diversos curtas universitários, explorando diferentes áreas da animação, como produção, direção, animação e finalização. Trabalhou em projetos significativos com Rosana Urbes, como "Safo" e "Nina", e também colaborou com Camila Kater no desenvolvimento da série "Carne", ambas em produção. Atualmente, Leticia é assistente de produção no Split Studio, atuando em diversos projetos em especial "Assim era a vida" em parceria com o Canal Nostalgia, e no Instituto de Inovação Split, com um foco especial na Split Academia. 

20h às 22h | Workshop | Presencial e Online

De olho no cartaz (parte 1)

com Lina Molina

Oficina para criação de cartaz (A2), que, em dois encontros, os participantes aprenderão noções básicas de design para criar um poster de cinema voltado para seus projetos pessoais, acadêmicos ou sobre temas que serão propostos.

Quem é a convidada?

Lina Molina leciona Direção de Arte, Edição e Pós-produção e Motion Graphics. Também promove vivências de autoconhecimento e arte. Já lecionou em oficinas de Stop Motion e trabalhou como designer gráfica.

Requisitos

• Breve conhecimento sobre Photoshop e Illustrator

Formulário de inscrição

9h às 11h | Workshop | Presencial e Online

Explorando o Playtest: da teoria à prática de UX em jogos

com Hélio Menino

Por que a experiência do cliente é tão importante?


O workshop de Hélio Menino abordará teoria e técnicas práticas para um playtest UX em jogos, explicando: o que é; suas principais etapas e; a sua importância no desenvolvimento do jogo.


E aí desenvolvedor, quer ser o melhor ou vai ficar pra trás?

Quem é o palestrante?

Hélio Menino é graduado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi. Com +2 anos de experiência profissional como Pesquisador e Analista UX na ux4indie.games. E atuação como monitor no Spgame_Lab, o primeiro laboratório público de playtest UX e QA do Brasil.

Requisitos

• Computador e internet

11h30 às 12h | Palestra | Presencial e Online

Como foi desenvolver o jogo Marionetes?

com Rafael Esmail Zadeh e Helen Esmail Zadeh

O jogo Marionetes está cada vez mais pronto para se tornar uma obra-prima indie.


E chegou o momento de Rafael e Helen Zadeh mostrarem para vocês como foi e está sendo produzir esse jogo que começou como o TCC da graduação deles na Méliès, e tem se tornado seu projeto de vida!


E claro, vai ter aquela gameplay ao vivo para vocês terão um gostinho a mais de como está.

Quem são os convidados?

Rafael e Helen Esmail Zadeh são irmãos que se uniram com um amigo da faculdade para dar vida ao jogo Marionetes. Começou como um TCC da faculdade e agora tomou forma para se tornar comercial, abrindo uma porta de entrada para novas oportunidades.

13h às 16h | Workshop | Presencial e Online

Aprenda a criar Pixel Art

com Pedro Budaibes

Chegou o seu momento de aprender Pixel Art.


Tanto quem está começando, como quem já tem uma base, o professor Pedro vai ensinar os princípios de como fazer pixel arts de uma qualidade incrível.

Quem é o convidado?

Pedro Budaibes é Ilustrador e Designer formado e atua na área de Pixel Art para jogos, Concept Art, 3D e 2D. Já fez trabalhos para a Sony Brasil, Twitch (streamers), influenciadores do YouTube, e para jogos como Tropicalia e TMNT vs Justice League.

Requisitos:

• Mesa digitalizadora e LibreSprite (ou Aseprite)

16h30 às 17h30 | Workshop | Presencial e Online

Os segredos da Alta Performance: PCs poderosos para animação, jogos e design

com Infoturbo

Vamos conhecer os componentes que fazem a diferença nos computadores de alta performance com demonstração de uso ao vivo.

Quem é o convidado?

Alexandre Piotto, 32 anos, é um dos fundadores da INFOTURBO, empresa especializada na montagem de PCs de alta performance desde 2015.


Com mais de 10 mil computadores produzidos, a INFOTURBO atende diversas empresas e profissionais autônomos de ramos como arquitetura, engenharia, produção audiovisual, além de gamers, streamers e entusiastas de todo o Brasil.


"Acredito que cada cliente é único e, por isso, desenvolvemos configurações personalizadas, cuidando de cada detalhe, desde a estética até a extração da máxima performance".

18h30 às 20h30 | Palestra | Presencial e Online

Unreal Engine: como e por que usar a ferramenta

com Renato Corrêa

O Unreal Engine é um motor gráfico que está sob a luz de diversos holofotes. Porém, como saber "quando" é a hora de migrar para ele e "como" essa transição pode ser feita? Nessa palestra trataremos de como o Unreal Engine está sendo usado pelo mercado e qual deve ser nossa mentalidade quando vamos começar a aprender a ferramenta.

Quem é o convidado?

Renato Corrêa é 3D Enviroment/Prop Artist, freelancer no mercado de 3D há 8 anos e também professor da área.

Formulário de inscrição

9h às 10h | Palestra | Presencial e Online

Narrativa em Movimento: estrutura de 3 atos para roteiros de animação

com Camila Falcão

Chegou a hora de explorar como a estrutura clássica de três atos pode criar histórias cativantes especificamente em animações.


Camila Falcão abordará técnicas para cada ato, mostrando como desenvolver personagens, conflitos e resolução.

Quem é a convidada?

Camila Falcão é uma talentosa animadora 2D, roteirista e autora de três livros. Com experiência em narrativa e escrita de roteiros.

11h às 12h | Palestra | Presencial e Online

Atuação e Animação: a influência do teatro para o animador

com Rafaella Milani Santos

Luz, câmera e atuação!


Já parou para pensar em como um animador saber atuar, pode ajudá-lo na sua profissão? A Rafaella Milani fez uma pesquisa sobre o tema e vai mostrar os resultados inusitados para vocês.

Quem é a convidada?

Rafaella Milani Santos é bacharel em animação pela FAAP animadora 2D, nas técnicas de animação tradicional e animação cut-out digital, atuante na indústria desde 2018, tendo experiência em produções independentes e em produções de bastante sucesso comercial.


Em 2023, concluiu um mestrado pelo Celia Helena Centro de Artes e Educação com sua pesquisa sobre Acting em animação e as formas como o teatro pode auxiliar o animador em sua prática profissional.

13h às 15h | Painel | Presencial e Online

Grupo de Estudos de Jogos (Edição Especial)

com Lia Fuziy, Ivan Paz e Denner Hall

FINALMENTE CHEGOU!

Quem são os convidados?

Lia Fuziy é professora, programadora, desenvolvedora de Jogos Digitais, Palestrante, Mentora e Organizadora de eventos. Coordenador do GameDev – Toolkit, Indicada ao Prêmio Women That Build 2021, 2022 e 2023, Finalista no prêmio Women in Games Awards na categoria "University or College Games or Esports Diversity Initiative" 2021 e muito mais.


Ivan Paz é um desenvolvedor de jogos apaixonado e professor universitário, com interesse completo em desenvolvimento de jogos: desde programação até técnicas de design de jogos. Com experiência na Kokku em programação para multiplataformas, está ativamente buscando novas experiência para aprimorar seu lado profissional.


Denner Hall é mestre e graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona a disciplina de sonorização do curso de Jogos Digitais e Pós-Graduação de Animação 2D, além de orientar a sonorização dos projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso.

15h30 às 17h | Painel | Online

Internacionalização e mobilidade de profissionais das artes digitais: qual o papel da língua inglesa?

com José Carlos, Renato Corrêa, Pietro Nicolodi e Gabriel Portella

Profissionais das artes digitais atuantes em empresas estrangeiras as experiências, requisitos e rotinas alinhadas ao uso da língua inglesa.


Como é a inserção de um profissional brasileiro em um trabalho internacional? Como ter mobilidade de carreira internacional?


Vamos falar dessas e de várias outras perguntas para te ajudar a entender como faz para aproveitar as diversas oportunidades existentes.

Quem são os convidados?

José Carlos é doutor e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC SP. Possui especializações em Língua Inglesa e Estudos da Linguagem, além de graduação em Letras Português/Inglês. Com vasta experiência no ensino de Inglês e atuação em institutos de idiomas e tutoria EAD, atualmente leciona na Faculdade Méliès e nas FATECs Mauá e Ipiranga.


Renato Corrêa é 3D Enviroment/Prop Artist, freelancer no mercado de 3D há 8 anos e também professor da área.


Pietro Nicolodi é artista 3D especializado em animação de personagens e criaturas. Com formação em engenharia, estudou Design de Animação na Méliès, com foco em entretenimento de computação gráfica. Possui experiência como animador na Clan VFX e na Industrial Light & Magic London. Atualmente é animador na Framestore.


Gabriel Portella é especializado em Metodologia do ensino da Arte. Professor de disciplinas como Fotografia, Montagem e Cinematic na Faculdade Méliès. Trabalha também como videomaker, diretor e fotógrafo, tendo experiências dentro e fora do Brasil. Além disso apresenta e coordena programas como podcast e programas da Faculdade Méliès em plataformas digitais.

18h às 19h | Palestra | Online

Criando produtos sob a perspectiva do design

com Igor Baliberdin

Esse encontro traz uma perspectiva da criação do produto sob o olhar do designer.


Por ser uma carreira nova, com menos de 100 anos, o design está passando por uma série de acomodações do mercado que tenta criar títulos e rótulos para algo que em essência, nunca mudou.


O bate-papo traz um pouco de provocação nesse sentido e entende melhor como podemos transformar o mercado todos os dias.

Quem é o convidado?

Igor Baliberdin é designer de produto formado pela UNESP, com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e desenvolvimento de produto. Atua com estratégia e usabilidade de produto desde 2013, criando produtos para grandes marcas como Cargill, New Balance, Adidas, Volvo, Vale, Traive, entre outros. Hoje lidera o seu estúdio de estratégia de design digital Studiofabrica105.

20h às 22h | Palestra | Presencial e Online

Narrativas Visuais: melhorando a cena com direção de arte e lighting

com William Silva

Quais as técnicas para aprimorar a qualidade na construção de cenas em 3D?


Vamos falar da análise por meio de técnicas de Gestalt e direção de arte para garantir que a leitura e a narrativa estejam claras e eficazes. Além de técnicas de iluminação para intensificar o foco e o storytelling da cena, com dicas práticas, exposição de workflow diário e erros a serem evitados.


A palestra também contará com relato de etapas e decisões artísticas enfrentadas durante o processo de criação da imagem ganhadora do “Renderman Pixar Challenge 2023”.

Quem é o convidado?

Com 10 de anos de experiencia, William Silva é formado pela Faculdade Méliès em SP e atua na área de iluminação 3D e composição.


Já participou de diversos projetos publicitários, nacionais e internacionais para marcas como Nubank, O Boticário, BoBô e Supercell. Em 2023 ganhou o primeiro lugar no “Renderman Pixar Challenge”.

Formulário de inscrição

9h às 10h | Palestra | Presencial e Online

Tendências narrativas em jogos de RPG

com Pedro Negrão de Lima

A palestra terá como tema central o conceito de narrativas emergentes nos jogos - tanto digitais, quanto analógicos.


O gênero RPG será usado para trazer exemplos e apontar os elementos principais deste tipo de forma de criar estórias imersivas.

Quem é o convidado?

Pedro Negrão é graduado em Design e mestre em Mídias Interativas e Jogos Digitais. Tem uma vida toda de interesse por jogos de RPG e estou em vias de fazer minha primeira publicação no gênero. Além disso, é roteirista/designer de narrativa na CH3 Collective, trabalhando atualmente em um projeto que está em desenvolvimento.

13h às 16h | Workshop | Presencial e Online

De olho no cartaz (parte 2)

Com Lina Molina

Oficina para criação de cartaz (A2), que, em dois encontros, os participantes aprenderão noções básicas de design para criar um poster de cinema voltado para seus projetos pessoais, acadêmicos ou sobre temas que serão propostos.

Quem é a convidada?

Lina Molina leciona Direção de Arte, Edição e Pós-produção e Motion Graphics. Também promove vivências de autoconhecimento e arte. Já lecionou em oficinas de Stop Motion e trabalhou como designer gráfica.

16h30 às 18h | Palestra | Presencial e Online

Seu jogo de TCC vai dar errado e eu sei por que

com Rafael Lucio de Mattos

Existem muitos motivos para jogos de TCC darem errado. Nessa palestra vamos explorar os principais problemas e como resolvê-los.

Quem é o convidado?

Rafael é professor e atualmente coordenador do curso de jogos na Méliès, tendo 10 anos de experiência com orientação de projetos acadêmicos na área de jogos 15 anos de experiência como desenvolvedor independente de jogos.

19h às 22h | Palestra | Presencial e Online

Como melhorar uma cena de jogo

com Alexandre Aparecido Pereira da Silva

Como fazer o lookdev de um personagem na Unreal/Unity, mostrando conceitos básicos de materiais e iluminação na engine.

Quem é o convidado?

Alexandre Pereira é desenvolvedor de jogos dedicado ao que faz, está envolvido no mercado há mais de quatro anos. Sua principal motivação como Artista Técnico é desenvolver soluções de arte interessantes para jogos.

Formulário de inscrição

9h às 10h | Palestra | Online

Marco Legal dos Jogos Eletrônicos: o que muda?

com Raquel Gontijo

O marco legal dos jogos eletrônicos foi aprovado em 2024. Mas será que entendemos realmente o que muda na prática?


A Raquel Gontijo, gerente da Abragames, preparou uma palestra incrível que você não pode perder por nada.

Quem é a convidada?

Raquel Gontijo Menezes é a Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Abragames, onde lidera os esforços para regulamentar o Marco Legal dos Jogos no Brasil desde janeiro de 2024. Graduada em Relações Internacionais pela UnB e especializada em Gestão Pública, possui vasta experiência na administração de empresas de desenvolvimento de jogos e na formulação de políticas públicas para a indústria de games.

11h às 12h | Painel | Presencial e Online

Ativação Wacom

com Wacom e convidados

Um bate-papo incrível com o pessoal da Wacom sobre o Wacom Club, Wacom Edu, Upgrade - Nova One, Nova Cintiq e um mega lançamento.


Além de que terá um sorteio de mesa digitalizadora!

13h às 15h | Palestra | Presencial e Online

Como é o mercado do 2D

com Lika Maekawa

Como ingressar no mercado de trabalho na área da Pintura Digital?


Vamos falar desde os estilos que podem ser atingidos até o portfólio para envio pra grandes estúdios. Além de disponibilizar uma base para a cobrança como um freelancer.

Quem é a convidada?

Lika Maekawa é formada e pós-graduada em Animação 2D, ministra aulas na Faculdade Méliès para as matérias de Pintura Digital na graduação e Animação 2D na pós-graduação. Trabalhou em projetos voltados para a publicidade como a versão limitada da Ruffles para NBA, projetos para a Universidade Cruzeiro do Sul e muito mais.

16h às 17h | Palestra | Presencial e Online

Direção de arte em narrativas multimidias

com Kaio Moreira

Nesse bate-papo, Kaio abordará um pouco do processo de uma direção de arte em ordem cronológica, funções e profissionais, além de mostrar o processo de alguns trabalhos que fez como assistente de arte e diretor de arte em animações, clipes e live action.

Quem é o convidado?

Kaio Moreira é formado em produção audiovisual na faculdade e desde então vem trabalhando com ilustração para séries como Irmão do Jorel, livros, revistas, capas de discos e direção de arte no cinema, publicidade e clipes! Além de estar desenvolvendo seu primeiro filme como diretor, o PIZZA DUETO, que abordará sua assexualidade.

18h às 19h30 | Palestra | Presencial e Online

Criatividade sem limites: fugindo da mesmice

com Lina Molina

Uma palestra para quem deseja ativar seu fluxo criativo, ou se cansou de cair na armadilha do pavor do bloqueio criativo.

Quem é a convidada?

Atualmente leciona Direção de Arte, Edição e Pós-produção e Motion Graphics na Faculdade Méliès. Já lecionou Stop Motion em oficinas culturais e atuou como diretora de arte em Design Gráfico, área de sua primeira formação.

20h às 21h | Palestra | Online

Trabalhando com Jogos no Exterior: obstáculos e experiências

com Vladmir Chicarolli de Souza

Como é trabalhar fora do país?


Vladmir compartilha as dificuldades, desafios e aprendizados ao trabalhar com desenvolvimento de jogos fora do Brasil.

Quem é o convidado?

Com mais de 15 anos de experiência na indústria de desenvolvimento de jogos, Vladmir começou como QA na Glu Mobile e evoluí para Engenheiro de "Porting". Atuou como docente e Consultor Técnico de Desenvolvimento de Jogos no Senac São Paulo.


Em 2018, mudou para a Europa, onde trabalhou na Miniclip e na Lockwood Publishing. Atualmente, é Senior Gameplay Programmer na Bossa Studios e Co-Fundador da CH3 Collective, focando em criar jogos únicos e inovadores.

Formulário de inscrição

Tema: Jorginho Brasilcore


REGRAS:

  • Participação exclusiva p/ alunos e ex-alunos da Méliès
  • Premiação: a votação dos candidatos será pelos stories do perfil da Méliès
  • Entregar arte em qualquer estilo
  • Proibido uso de IA generativas de imagens
  • HD (resolução acima de 1080p)
  • Na proporção 1:1 (square) ou 16:9 (landscape)
  • jpeg ou png
  • Do dia 31/08 até 08/09 para entregar (o tempo, você é livre de administrar! Se quiser participar em 5min, 2h, 5h... Você que manda!)
  • Entregar a ilustra final, e algum arquivo aberto ou algum comprovante do processo de produção (camadas do software, speedpaint, etc.), com seu nome completo, @ das redes, turma que cursou/cursa na Méliès
  • Postar na sua rede social marcando a @wacom_brasil e a @faculdademelies
  • Entrega até 23h59 do dia 08/09, no e-mail daniel.lima@melies.com.br


PRÊMIOS:

1º lugar: Mesa digitalizadora Wacom (CTL4100WLK0)

2º lugar: Kit Méliès

3º lugar: Camiseta Méliès

Pode se inscrever em mais de uma!

*no presencial, as vagas serão por ordem de chegada, então chegue um pouco antes

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