Você não vai acreditar na programação dessa edição.
Participação gratuita!
Se você ama artes digitais, não rola perder essa!
Seja você iniciante, sem experiência nenhuma ou profissional, a Semana Méliès é pra você.
Aproveite esta oportunidade única para se conectar com profissionais e estudantes, aprender com especialistas da indústria e conhecer novos caminhos nas artes digitais.
Tudo isso no ambiente da faculdade nº 1 do assunto.
Te apresentamos a programação recheada de conteúdos exclusivos e convidados pra lá de especiais!
Já sabe o que quer? Inscreva-se no final da página.
9h às 12h | Bate-papo | Presencial e Online
Projeto Greenpeace
com Sara Amaral, Ana Elisa de Andrade Sousa,
Maria Helena Ribeiro e Luiza Patricio da Silva
Um bate-papo incrível com as alunas da Méliès que estão realizando um projeto da faculdade para a Greenpeace.
Sara Amaral, Ana Elisa de Andrade Sousa, Maria Helena Ribeiro e Luiza Patricio da Silva são alunas da Graduação em Design da Méliès.
Já parou para pensar o quão forte é o poder de sugestão de uma silhueta?
Requisitos: mesa digitalizadora e Aseprite
Pedro Budaibes é Ilustrador e Designer formado e atua na área de Pixel Art para jogos, Concept Art, 3D e 2D.
16h às 17h | Palestra | Online
Produções, Coproduções e Serviços para o Exterior
Quais as tendências, desafios e oportunidades da produção criativa de artes digitais (animação, games, XR)?
Vamos falar pela ótica de empresas e profissionais brasileiros que desejam se relacionar com parceiros e potenciais players de outros países.
Jonas Brandão é animador, produtor, diretor, roteirista e coproprietário do Split Studio.
Reynaldo Marchesini é um dos principais nomes da produção executiva criativa do Brasil, tendo trabalhado com marcas como Disney, BBC, Marvel, Sony, Nintendo, Nelvana, entre outras.
19h às 20h30 | Bate-papo | Presencial e Online
Mercado e pipeline de animação:
como ingressar na área
com César Barbosa e Diego Melem
Como funciona em detalhes a pipeline da animação 3D em grandes produções norte-americanas? O César vai mostrar as áreas que envolvem esse processo e as oportunidades para artistas da área. Além disso, irá abordar como o mercado se comporta e o que ele busca em artistas.
Host: Diego Melem Gozze, coordenador de animação da Méliès
César Barbosa, tem 15+ anos de experiência em produção de TV/Cinema/Animação/Jogos. Já trabalhou com distribuidoras como Netflix e Disney+, em series como Barbie, Dragon Prince e Diario de Um Banana. Atualmente produz uma série para Netflix, além de projetos pessoais e paralelos.
Se você quer ativar o fluxo criativo e não quer ficar apenas à espera de uma inspiração divina, bora para esse mix de oficina com mini-palestra.
PsicoDetox - Experiência ZeroD te convida a se olhar diante de um espelho vazio de possibilidades criativas infinitas.
Lina Molina leciona Direção de Arte, Edição e Pós-produção e Motion Graphics. Também promove vivências de autoconhecimento e arte. Já lecionou em oficinas de Stop Motion e trabalhou como designer gráfica.
Como ingressar no mercado de trabalho na área da Pintura Digital?
Vamos falar desde os estilos que podem ser atingidos até o portfólio para envio pra grandes estúdios. Além de disponibilizar uma base para a cobrança como um freelancer.
Lika é ilustradora e animadora 2D, professora da Méliès, pós-graduada em Animação 2D.
16h30 às 17h30 | Bate-papo | Presencial e Online
Lançamento do livro "Atuação para Animadores"
com André Carvalho, Etson Delegá, João Boldrini e Rick Olímpio
O que um animador/desenvolvedor de personagem precisa saber sobre a arte da atuação? A personagem na tela é seu ator, e você a dirige.
Mas como se faz isso? De onde vem o movimento no ator? Como ele se manifesta na personagem? Isso tudo o André vai explicar para vocês.
André Carvalho é mestre em Semiótica e bacharel em Propaganda e Marketing. Ele atua como professor, redator, editor e tradutor.
19h às 21h | Palestra | Presencial e Online
Como criar shots incríveis utilizando 3D e VFX
com Gabriel Gardiman
Vamos ver casos reais que tiveram na empresa de shots de projetos e, como chegaram ao visual final utilizando a criatividade e as inúmeras ferramentas de software disponíveis, tudo isso fazendo uso razoável de recursos, tempo e dinheiro.
Rafael Lúcio de Mattos, coordenador de jogos da Méliès
Gabriel Gardiman é VFX artist e Chief Technical Officer da KINELUX Studios, além de ter feito Méliès em 2019.
Do livro Force, de Michael Mattesi, Hugo vai demonstrar e ensinar alguns conceitos de Desenho Gestual e Design propostos no livro. O intuito é utilizar as ferramentas do livro para tornar o tema de Desenho Gestual menos abstrato.
Oficina para criação de cartaz (A2), onde os participantes terão noções básicas de design para criar um poster de cinema voltado para seus projetos pessoais, acadêmicos ou sobre temas que serão propostos durante o encontro.
Lina Molina leciona Direção de Arte, Edição e Pós-produção e Motion Graphics. Também promove vivências de autoconhecimento e arte. Já lecionou em oficinas de Stop Motion e trabalhou como designer gráfica.
Um emocionante workshop de pintura em guache, focado em texturas e formatos de árvores para cenários de animação 2D de forma tradicional. Você aprenderá técnicas essenciais para criar árvores monocromáticas detalhadas, que darão vida aos seus cenários. Desde a escolha das tonalidades até a aplicação de pinceladas precisas, este workshop oferece uma oportunidade única para aprimorar suas habilidades artísticas e criar mundos vibrantes em papel para suas animações.
Carlos Avelino é um monstro das artes plásticas multimídia e professor pós-graduado, que teve até passagens por roduções da Disney.
Ele atua desde cinema de animação até as artes plásticas e ilustração e foi convidado de honra em eventos de aquarela no Brasil, Portugal, Peru e França!
Para o workshop será necessário:
1° - Pincel: 1 pincel chato pequeno, sintético, tamanho 6 ou 8 ou 10
2° - Papel: se tiver, traga papel 300g para aquarela. Pode ser 100% algodão ou 50% algodão e 50% celulose
3° - Outros: pano pra limpar pincéis, pote pra água para limpar pincéis, fita crepe
4° - Opcional: sketchbook
10h às 12h | Bate-papo | Presencial e Online
Papo com profissionais das Pós-graduações
Lucas Babisch, Erick Silva, Ana Li, Samuel Alves,
Thiago Pimentel, Rodrigo Gonçalves
Animação 2D, Game Art e Efeitos Visuais... se você curte essas áreas, vem trocar uma ideia com recém formados nas pós-graduações, que trarão suas experiências pós-formados.
14h às 15h | Bate-papo | Presencial e Online
Bate-papo Gabriel Vedana - Estúdio Pé Grande
Todos conhecemos o Pé Grande, mas o estúdio vocês conhecerão nesse dia!
O Gabriel Vedana, diretor do Estúdio Pé Grande, estará aqui na Méliès para bater um papo e passar conhecimento, experiências e até mesmo spoilers do novo projeto: Arthur Snakewalker, acaba de receber teaser e vocês não podem perder como foi (e está sendo) fazer esse projeto.
Estão preparados para um choque de realidade?
Vamos mergulhar nas principais teorias que consideram a linguagem da animação como subgênero cinematográfico ou produto televisivo.
Também vamos entender as tendências de não contemplar a animação presente em outros circuitos como galerias, museus e espaços públicos.
Nina Tomé é artista visual e mestranda no programa Interunidades em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo. Foi professora da graduação e pós-graduação na Faculdade Méliès. Hoje sua pesquisa acadêmica se volta para o tema dessa palestra.
O tema será revelado no dia 25/03
REGRAS:
PRÊMIOS*
1º lugar: Mesa digitalizadora Wacom CTL472
2º lugar: Kit Méliès (ecobag + camiseta + sketch)
3º lugar: camiseta Méliès
*Retirada na Méliès
Pode se inscrever em mais de uma!
*no presencial, as vagas serão por ordem de chegada, então chegue um pouco antes