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Qualidade Méliès
Ex-alunos em superproduções

Pós-graduação

Produção

Executiva Criativa

em Artes Digitais


Gestão em animação, jogos e realidade estendida

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Objetivo


Formar profissionais que possam fomentar a produção e coprodução de projetos audiovisuais nas áreas de animação e games.







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Formação Profissional:


●Criação de Projetos de Animação e/ou de Jogos

●Integração entre a parte artística e a comercial

●Gestão de estúdios e produtoras

●Estratégias de viabilidade financeiras dos projetos

●Direcionamento artístico visando aumentar o potencial comercial da obra

●Estruturação de venda (pitching)

Perfil do Egresso:


O profissional formado no curso de Produção Executiva poderá vir a trabalhar em produtoras, estúdios, plataformas digitais e de streaming, desenvolvedoras de games, no Brasil ou no exterior, ou ainda, criar e gerir seu próprio empreendimento audiovisual.





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Perfil do Profissional


Seja um criador de projetos de animação ou aspirante à função de produtor executivo, o aluno conseguirá desenvolver uma visão mais sistêmica sobre as diversas obras das artes digitais, bem como sobre gestão de estúdios e produtoras audiovisuais.


Ao final do curso, o egresso estará apto a traçar estratégias de viabilidade financeira, adotar um direcionamento artístico visando aumentar o potencial comercial da obra, bem como saberá vender um projeto de forma estruturada (pitching) para os principais agentes do mercado audiovisual (executivos de televisão, investidores, parceiros de coprodução nacional e internacional).


A Pós-Graduação de Produção Executiva visa desenvolver um aprofundamento e uma complementação de habilidades e conhecimentos de animadores (produtores/autores) de forma a ampliar sua visão do campo de atuação profissional.

Mercado de Trabalho


O uso de recursos e técnicas de animação e mídias criativas digitais (2D, 3D/CGI, Stop Motion, motion, etc.) vem crescendo mundialmente, expandindo-se para novas aplicações como vídeo games, realidade virtual, realidade aumentada, simulações gráficas (medicina, engenharia, aeronáutica, por exemplo), dentre outras.


O pós-graduado estará apto a atuar profissionalmente como produtor, produtor executivo, assistente de produção executiva, bem como demais atuações da produção criativa. Poderá vir a trabalhar em produtoras, estúdios, plataformas digitais, desenvolvedoras de games, no Brasil ou no exterior, ou ainda, criar e gerir seu próprio empreendimento audiovisual.

Netflix
Amazon

Prime video I 150 MM​

Assinantes 2019 87bi US$

Apple

Apple I 2019 I US$ 260bi​

(10,9bi em serviços

GTA - Grand Theft Auto
Fortnite

2018 I 85M ​

Jogadores simultâneos​

Lançamento em 2017 Console, PC e Mobile




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Avengers Endgame

Avengers: Endgame​

Produtora: Marvel​

Orçamento: US$ 356 Milhões​

Receita US$ 2.787.800.564​


Série do Senhor dos Anéis

Senhor dos Anéis​

Lançamento: 2022​

Produtora: Amazon​

Orçamento p/ 1ª temporada: US$ 500 milhões

Produção nacional cresce exponencialmente

Mercado de Animação

Tamanho estimado do mercado de produção audiovisual, VFX e jogos em 2020

270

US$ bilhões


1

US$ bilhão


Crescimento do mercado 4 anos

+11% a.a.

+15% a.a

A animação é um dos setores da indústria criativa global com maior potencial de crescimento.

Representando 25% do mercado audiovisual o valor total da receita total da indústria de animação global foi de:

Além disso, em 2013, a indústria de animação digital administrou cerca de US$ 500 bilhões em licenciamento de marcas e personagens, mais que o dobro de 2006 (US$ 200 bilhões) (Gama 2014: 95; Research and Market 2019).


Com este panorama, podemos afirmar que a indústria da animação tornou-se um setor de dimensões econômicas relevantes para alguns países e um importante mecanismo de crescimento econômico para outros:

No Japão, a indústria do entretenimento é a 3ª maior do país; por último, a produção de animação na Coreia do Sul é tão significativa que atualmente representa um terço de toda a produção de animação do mundo (Gama 2014: 95).


O bom desempenho geral do mercado de animação digital nos últimos anos sugere uma oportunidade econômica para empresas não vinculadas a grandes empresas americanas, incluindo aquelas de países em desenvolvimento, como o Brasil.


O estudo de mercado e diagnóstico setorial da animação 2018/19, realizado pelo Anima Mundi/ JLeiva, tendo como consultores os idealizadores da Pós de Produção Executiva em Artes Digitais da Méliès, identificou a relevante dimensão econômica do setor de animação no país, bem como a profunda demanda por profissionais aptos a atuarem com produção executiva no setor de animação (Mapeamento da Animação no Brasil, 2019).


Saiba mais sobre o panorama da Artes Digitais no Brasil e no mundo nos artigos publicados pela Revista Exibidor:

Gestão de Negócios em Artes Digitais - Frame I

Gestão de Negócios em Artes Digitais - Frame II

Professores


É neste profícuo cenário e visando suprir esta demanda, que a Pós-Graduação de Produção Executiva em Artes Digitais traz executivos e experientes produtores da animação brasileira e internacional de forma a estimular que mais séries, curtas e longas brasileiros de animação entrem em plataformas e canais diversos.


Este curso da Méliès oferece um cenário em que produtores experientes – tanto nacionais quanto internacionais - compartilharão suas percepções e expertise junto a animadores iniciantes, contribuindo não só para a profissionalização do setor, mas para o fortalecimento da cadeia produtiva da animação no Brasil. Contando, também, com docentes internacionais de duas das melhores escolas de animação do mundo: a francesa Les Gobelins e a dinamarquesa The Animation Workshop (TAW).


*Conteúdos internacionais contarão com tradução simultânea.

Reynaldo Marchesini

Produtor executivo criativo, supervisor artístico, roteirista e professor


Com mais de 20 anos de experiência profissional em várias áreas do entretenimento, foi co-proprietário de empresas responsáveis pela distribuição e licenciamento de estúdios internacionais no Brasil (Disney, Sony Pictures, Nintendo, ABC, Nelvana, HIT, entre outros) onde foi diretamente responsável pelos programas de licenciamento de propriedades como Pokémon, Spider-Man, Caillou, Yu-Gi-Oh!, Strawberry Shortcake, Men in Black e Bananas de Pijamas.


Em 2004, foi responsável pela coprodução internacional da série animada brasileira "Sea Princesses", (104 episódios) distribuída em 128 países.

Foi produtor executivo e supervisor artístico nas 3 temporadas da série animada do "Sítio do Picapau Amarelo" - a 1ª coprodução de animação da TV Globo em coprodução com a Mixer.


Participa no desenvolvimento de projetos e laboratórios de pitching desenvolvidos em todo o Brasil como Anima Mundi, Rio2C, AnimaTV, Programa de Desenvolvimento de Animação do Estado de Santa Catarina e no exterior, no programa SEA do Animation Workshop (Dinamarca), tendo avaliado ou prestado consultoria em mais de 300 projetos de animação.

Alessandra Meleiro

Coordenadora do CENA/UFSCar e Presidente do Instituto das Indústrias Criativas


Coordenadora do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA/UFSCar) e Presidente do IC – Instituto das Indústrias Criativas, membro da UNCTAD/ONU. Foi Presidente do FORCINE entre 2016-2020.


Atuou como Research Fellow na Dinamarca junto à Aarhus University e VIA University/ School of Business, Technology and Creative Industries e como Consultora de empresas como Netflix Brasil, Itaú Cultural, Anima Mundi/JLeiva, dentre outras.


Pós-doutorado junto à University of London e Professora do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Autora de 9 livros sobre cinema mundial, políticas e indústria audiovisual.

Cesar Coelho

Fundador do Anima Mundi, Diretor e Roteirista de longas-metragens


Cesar Coelho dirigiu mais de 250 obras de animação, destacando-se a animação para as minisséries “Hoje é Dia de Maria” – indicada para o 33th Emmy Awards, “Afinal o que Querem as Mulheres”, “Quem Sou Eu” – vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia & Direitos Humanos 2017 - e para novela “Meu Pedacinho de Chão”. Consultor no processo de desenvolvimento das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. Coordenador de animação para a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio2016.


Seus filmes participaram dos mais importantes festivais de animação, conquistando prêmios nos festivais de Espinho (Portugal), Havana (Cuba) e Roma (Itália).


Coautor do livro “Animation Now” publicado em seis idiomas pela editora Tashen.


É um dos quatro fundadores e diretores de ANIMA MUNDI – Festival Internacional de Animação do Brasil. Coordenador de Anima Forum.


Corroterista no longa-metragem de animação “Abá e sua banda” (em produção), corroterista no longa-metragem de animação “Alice Sem Cor”, vencedor do edital de desenvolvimento do ICA – Instituto de Cinema Português em 2019.

Andrés Lieban

Sócio-fundador da 2DLab, Diretor de Animação e Artista Plástico


Diretor de animação premiado internacionalmente em eventos como Anima Mundi, Festival de Cinema Infantil de Chicago, Divercine, e Preux Jeunesse Iberoamericano.


Criador e diretor da série infantil "Meu AmigãoZão" (distribuída para mais de 100 países e mais de 120 produtos licenciados), "Quarto do Jobi" e “Conta Comigo” (finalista nos Prêmios Quirino 2021), também dirigiu as animações do DVD "Toquinho no Mundo da Criança".


Ex-presidente da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) entre 2005 e 2006. Como consultor de projetos de animação, foi parecerista em concursos para linhas de fomento da CORFO (Chile) e PROIMAGENES (Colombia), onde também prestou consultoria a projetos selecionados. Em 2018, coordenou a exposição “Brasil Quadro a Quadro - 100 Anos da Animação Brasileira” em Annecy. Recentemente concluiu a série “O Hotel Silvestre de Ana Flor” e dirige o longa-metragem da franquia “Meu AmigãoZão”.

Aida Del Sol

Felipe Tavares

Ines Maciel

Kátia Maciel

Tereza Rego

Malu Andrade

Diretora Executiva da Coração da Selva; ex-diretora da Spcine


Trabalhou na Spcine por 5 anos, como Diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais, onde desenvolveu linhas pioneiras de games como a primeira linha de investimento em produção em jogos atrelada a uma incubadora e a 1ª linha de publisher no país; também foi Coordenadora de Inovação e foi responsável pela estruturação do projeto de um lab público de inovação para games e animação.


É fundadora da rede Mulheres do Audiovisual BRASIL, com mais de 22 mil profissionais mulheres cis e transgêneros e desenvolveu as primeiras políticas públicas afirmativas para o setor no Brasil. É professora do curso de Pós-graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP. Trabalha há 15 anos no setor de Economia Criativa tendo trabalhado na gestão publica, terceiro setor e setor privado.

Marco Ornellas

Psicólogo, Consultor, Coach, Designer Organizacional e Mestre em Biologia-Cultural


É CEO da Ornellas Consulting e Academy.

Diretor de Conhecimento e Aprendizagem na ABRH-SP.

Pai de três filhas e avô de dois netos, mantém-se em constante prototipagem, testando novas abordagens, comportamentos, aprendizagens e soluções.

Autor dos livros DesigneRHs para um novo mundo, Uma nova (des)ordem organizacional e Ensaios por uma Organização Consciente (em breve).

Pedro Aguilera


Formado na ECA-USP, criou, é roteirista e produtor executivo de 3% e Onisciente, séries originais da Netflix. Desde 2007 escreve para TV em projetos como SOS Fada Manu (Gloob - indicada ao International Emmy Awards), Historietas Assombradas (Cartoon Network, TV Brasil) e Vida de Estagiário (Warner Channel). Escreveu os longas-metragem Copa de Elite (Fox Filmes), La Vingança (Paris Filmes) e Historietas Assombradas (Vitrine Filmes).











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Henrique Breia


Roteirista há 12 anos, coescreveu as séries de animação Sítio do Picapau Amarelo (Globo, Cartoon Network); Boris & Rufus (Disney XD); Dino Aventuras (Disney Junior); Diários de Pilar pelo Mundo (NatGeo Kids) e outras. Em live-action, Mal-me-quer (Warner), Passionais (GNT), Até que a morte nos separe (Globosat) e outras. Participou também do desenvolvimento de inúmeros projetos para TV e videogames.











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Mabel Lopes


Formada em Audiovisual, ECA-USP, é roteirista da série animada Turma da Mônica Jovem (Cartoon Network/ HBO Max), das séries em live action Mundo CurioZoo (Discovery Kids+) e Sete Chances Para (em pré, Discovery Kids), além de ter sido chefe da sala da série de animação Masmorras e Batatas (nome provisório, BugBite, em pré). Possui, ainda, uma carreira consolidada como diretora e roteirista de curtas selecionados em dezenas de importantes festivais nacionais e internacionais, entre os quais se destacam os premiados Entulho (Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas, 2014), Ressaca (ECA-USP, 2012), O Demônio Não Sabe Brincar (Edital de Webséries da Secretaria da Cultura de São Paulo, 2011) e O Resto É Silêncio (Edital Cultura Inglesa, 2015).


A Pós-Graduação de Produção Executiva em Artes Digitais aborda as principais questões envolvidas na produção executiva de obras de animação, do desenvolvimento à comercialização.


O curso inicia com uma síntese do curso, em um Bloco Introdutório de 6h, em que haverá uma apresentação panorâmica do mercado de animação – nacional e internacional – possíveis campos de aplicação, além das possibilidades profissionais para quem se dedica ou quer se dedicar à área.

O aluno contará, no decorrer do curso, com mentoria individual, de acordo com uma das trilhas que escolher:

Produção Executiva em Artes Digitais é um curso de Especialização em nível de Pós-graduação lato sensu que atende ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, podendo ser ofertado pela Faculdade Méliès por estar Credenciada pela Portaria MEC nº 549, 18 de Junho de 2020.

Narrativa


História das Narrativas

Técnicas de Narrativas (storytelling)

Desenvolvimento de Obra de Animação

Desenvolvimento de PI

Transmidiática

Formatos

Personagens

Universos

Gêneros e formatos

Público

Palestra com Profissional

Produção Artística I


Arte conceitual de personagens e cenários.

Aspectos artísticos de um Pitch Bible.

Contratando profissionais e fornecedores

Palestra com Profissional




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Produção Executiva I


Equipes e funções de uma equipe de animação

Gestão de equipes Criativas

Aspectos legais da gestão de profissionais

Desenvolvimento de Obra de animação

Palestra com Profissional


Desenho de Produção


Análise Técnica de Obras de Animação

Storyboarding em obras de Animação 1

Parâmetros e premissas de produção

Fluxo de trabalho 2D

Fluxo de trabalho CGI

Fluxo de trabalho Stop motion

Cronograma

Elaboração de orçamento

Palestra com Profissional

Produção Artistica II


Produção de Assets e Master Design Packs

Aprovações e gerenciamento

Casting e contratação de talentos de voz

Storyboarding em obras de Animação

Palestra com Profissional





Produção Executiva II


Visão geral da Pré-Produção

Definindo e contratando equipe de produção

Definindo a Visão Criativa e Artística com os diretores

Revisão dos parâmetros e premissas de produção

Palestra com Profissional


Produção Executiva III


Visão geral da Produção

Processos e pontos de atenção

Recursos de gestão de cronograma e tarefas

Fluxo de trabalho 2D

Fluxo de trabalho CGI

Fluxo de trabalho Stop motion

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Pitching


Matérias de apresentação do projeto para o Mercado

Estrutura e elementos de um Pitch Bible

Feiras e rodadas de negócios

Tipos e técnicas de Pitching

Aspectos comerciais e legais na prospecção do Mercado

Pitching Lab

Palestra com Profissional


Viabilidade


Visão geral de viabilidade:

coprodução, financiamento, investimento"

Modelos de negócios e financiamento

Fontes de Recursos públicos e privados,

nacionais e internacionais (Show me the Fund)"

Coproduções nacionais e internacionais

Investidores

Palestra com Profissional


Produção Executiva IV


Visão geral da Pós-produção

Processos e pontos de atenção

Música

Mixagem

Delivery - Aspectos técnicos

Aspectos legais (áudio-descrição, etc)

Palestra com Profissional



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Produção Executiva V


Empreendendo no mercado de animação

Modelos de negócios

Concebendo sua empresa de animação

Gestão financeira (fluxo de caixa, etc)

Estratégia, tática e operação

Ferramenta: Canvas

Estratégia: Oceano Azul

Ferramenta: OKR

Aspectos jurídicos

Aspectos tributários e trabalhistas

Distribuição


Visão geral de comercialização

Materiais de divulgação

Feiras de mercado e Festivais

Negociando com distribuidoras e agentes de venda

Publicidade e formação de fan-base

Aspectos legais e regulatórios das Obras de animação

Palestra com Profissional

Gestão de Projetos Intelectuais


Gestão de Plano Transmidiático de PI

Características do licenciamento

Macroambiente do licenciamento

Aspectos de PIs de sucesso

Fluxo operacional do licenciamento

Aspectos legais dos contratos de licenciamento

Style Guides e Processos de aprovação

Palestra com Profissional

A partir da trilha escolhida, o aluno desenvolverá seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo optar entre:


Desenvolvimento de Projeto completo de obra de animação inédita visando prospecção (pitch) de mercado.


Análise do processo produtivo de uma obra de animação já lançada


Projeto para criação e consolidação de empresa ou estúdio de animação


Planejamento estratégico da própria carreira

Veja o que a 1ª turma, que

começou em 2022, tem a dizer

Daiany Cristina de Oliveira | Produtora

"A Pós-Graduação me surpreendeu muito. Professores da área e extremamente técnicos, aulas dinâmicas com diversos cases do mercado de animação brasileira. Além disso, todo novo módulo do curso contém uma palestra com um profissional renomado. Para mim o curso já se pagou, uma vez que já consegui minha primeira experiência profissional ainda no primeiro semestre. Recomendo demais."


Daniela Rossi | Professora de Animação

"Um curso com muito conhecimento e com uma dinâmica diferenciada, [...] com diferentes profissionais do mercado praticamente a cada semana. O curso é bem atualizado com as novidades da área e os professores transformam isso em conteúdo para as aulas, que sempre levam a debates interessantes."


Eiti Sato | Empresário em estúdio de animação

"O curso tem sido muito esclarecedor sobre o mercado de animação no Brasil, cobrindo todos os tópicos que envolvem uma produção com professores e convidados ilustres do mercado que dominam e vivem isso na prática."


Fernando Sá de Souza | Empresário de jogos digitais

"O curso é excelente, pois traz conteúdo atualizado que consigo já aplicar em minha empresa no dia seguinte de cada aula. A participação de profissionais do mercado agrega positivamente o conteúdo das aulas, mostrando-nos como de fato funciona o mercado audiovisual."


Lucas de Carvalho Silvério | Professor de Animação 3D

"O curso é ótimo, ótimos professores e excelentes assuntos discutidos. Estou aprendendo muito. [...] Sintou que vou sair um produtor executivo bastante completo, recomendo."

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Referências:

Gama, Marina Moreira. “A inserção dos países em desenvolvimento no mercado global de animação”. Revista do BNDES, V. 1, No. 1, n. 42, Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Dez/ 2014.

Research and Markets. “Global Animation, VFX & Games Industry: Strategies, Trends & Opportunities”, USA, 2019. Acessado em 27/10/2020. https://www.prnewswire.com/news-releases/global-animation-vfx--games-markets-2018-2020-total-value-of-global-animation-industry-is-projected-to-reach-us-270-billion-300773718.html

Meleiro, Alessandra; Marchesini, Reynaldo. “Mapeamento da Animação no Brasil”. São Paulo, 2019. Acessado em 27/10/2020. http://mapeamentoanimacao.com.br/

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Graduação

Animação (on) Animação Jogos Digitais Design

Pós-Graduação

Animação 2D Artes para Jogos Digitais Efeitos Visuais (VFX) Produção Executiva

Extensão

Fundamentos do 3D Semiótica Imaginário História da Arte